Em geral, nós terminamos os estudos e vamos para o mercado de trabalho, mas isso não é tão fácil, certo? Fazendo faculdade ou não, o que nos ajuda de verdade a conseguir um emprego, é ter um bom currículo, tanto em conteúdo como em formato. Hoje eu trouxe algumas dicas de como preparar seu currículo para enviar para uma empresa.
- O principal é colocar suas informações de forma clara e sem enrolação. Coloque seus conhecimentos e capacidades de forma organizada e clara. Mantenha seu currículo breve, currículos muito grandes fazem o avaliador perder interesse. Coloque apenas as informações pertinentes para a vaga.
- Jamais, sobre hipótese nenhuma minta no seu currículo, pois na entrevista ou após ser contratado você deverá provar que tem os conhecimentos que você disse ter, e poderá perder a vaga por causa disso, mesmo que você seja um bom candidato no geral.
- Seguindo a primeira dica, coloque todos os seus conhecimentos e capacidades, mesmo que você tenha aprendido sozinho. O que importa é você saber fazer. Por exemplo, se você sabe falar uma segunda língua, mas aprendeu sozinho, não precisa fazer um curso para provar isso, basta provar para seu contratante que você sabe falar.
- O formato dos currículos varia muito, e o que importa mesmo é que ele comunique o que você precisa de forma fácil. A maioria segue modelos online, em documento Word padrão, mas existem outras formas. Algumas vagas têm o próprio programa que você deve preencher com seus dados, de acordo com o que a vaga pede, mas existe a possibilidade de fazer seu currículo em um site, como o do Rodrigo Menegat mostrando seus conhecimentos e falando sobre você mesmo e sua vida profissional, ou ter um perfil no LinkedIn também é uma boa opção, pois além de ter seu currículo, ele te conecta à ouras pessoas e facilita o networking.
- Faça currículos diferentes para diferentes vagas. Por exemplo, se você fez um curso de saúde bucal, não é pertinente que coloque esta informação para conseguir uma vaga em um escritório de TI. Muitas empresas já possuem uma plataforma para candidatos, como já dito acima, mas se a empresa que você quer entrar não tem um, faça um currículo específico para a vaga que você deseja, com as informações necessárias para aquela vaga em questão.
- Agora falando sobre como melhorar o conteúdo do seu currículo, uma boa dica é procurar se tornar o profissional que a vaga dos seus sonhos pede. Se você tem o sonho de trabalhar em determinada coisa, pesquise quais os conhecimentos e capacidades que a vaga pede e se torne essa pessoa. Mesmo que você não tenha a vaga dos sonhos, procure melhorar seu currículo com conhecimentos gerais, que serão aplicáveis à diversas vagas, como Excel, programação, línguas, entre outros.
- Faça cursinhos online, ou aprenda por conta própria. Se você não tem possibilidade de fazer cursos pagos, existem diversas plataformas online que oferecem cursos gratuitos e podemos encontrar no Youtube diversos canais que fazem aulas sobre variados assuntos como edição de vídeos, línguas, programação, marketing, entre muitos outros. Você saber fazer é mais importante que ter um certificado formal, mas se for possível ter o certificado, tenha um, pois algumas vagas pedem.
Esse artigo foi útil? Se sim, compartilhe com outras pessoas e diga nos comentários abaixo outras dicas que podem ajudar os outros a conseguirem o emprego dos sonhos.